CAMARAGIBEEMFOCO

CAMARAGIBEEMFOCO
BLOG CAMARAGIBE EM FOCO

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

FÁBRICA DEFINITIVAMENTE FECHADA


















Dois boatos correm nesse local, isso é a antiga fábrica que tentou não cair por diversas vezes, mas agora é definitiva, fechou.
Uns dezem que a construtora Garrilho comprou uma parte da fábrica mas tem quem diga que comprou tudo. Uns dizem que irão construir casas, já outros dizem que serão erguidos prédio. Pra quem gosta de carnaval será um bom negocio, mas pra quem prefere paz, será um verdadeiro inferno.

















Pra prefeitura, essa rua não existe. Ela já foi calçada um dia, mas hoje a prefeitura desconhece essa rua.
    A dona do terreno fez uma limpeza e já localizou mais de 50 jiboias, e dizem que entregaram ao Ibama, mas teve gente que já viu até jacaré sendo levado por curiosos.

















     Além de fazerem a limpeza estão levantando novos muros onde haviam sido derrubados.
   Isso é que é progresso.

Potiguara

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

SAIU NO BLOG DO CORUMBAH

Certo, a educação nacional tem ministro novo. Mas provavelmente isso não fará grande diferença.







Daqui a pouco, quando recomeçarem as aulas, um grupo de jovens iniciará sua formação para serem professores. Vão se formar daqui a quatro ou cinco anos.






E a formação que vão receber será semelhante àquela que é feita há muitos e muitos anos. Pode ter mudado tudo, mas não houve mudança significativa na formação dos professores.






E, consequentemente, é provável que se repita todo o resto, com os mesmos resultados. Os ministros são uma irrelevância a mais.






Os equívocos nacionais são o que existe de mais constante em matéria de educação.






Muda-se a lei de dez em dez anos. Mudam nomes, inventam modismos, alteram as aparências. O discurso varia e as queixas se repetem. E tudo fica mais ou menos como sempre foi.






Veja-se o ENEM. Foi criado para ser um instrumento de avaliação do ensino, em âmbito nacional, para permitir formar séries estatísticas consistentes que pudessem ajudar o planejamento e a gestão dos sistemas de ensino.


Em pouco tempo foi transformado na chave mestra que abre o cofre do acesso ao ensino superior. Um ícone, a fôrma, o padrão, a regra, o parâmetro pelo qual individualmente são avaliados os jovens brasileiros.






Bem formado hoje em dia é quem teve boa nota no ENEM.






Como se tem boa nota no ENEM? Respondendo à pergunta que o Ministro fez do jeito que o Ministro quer. E isso é o que se considera bom para um país de dimensões continentais, diverso e diferenciado.






Com um aspecto adicional: para a consistência do exame, tal como inicialmente concebido, quem acertar tudo no ENEM pode não tirar dez, e quem errar tudo pode não tirar zero. Isso pode ter bons fundamentos estatísticos - mas torna difícil aceitar o exame como bom instrumento para aferição de desempenho individual.






O esforço hoje é concentrado para induzir todo mundo a ingressar numa universidade. Para isso o governo tem dinheiro e recursos, tem bolsas de estudo, financiamentos, apoios e estímulos.






Não é a toa que o ensino privado está se transformando – agora sim - em “big business”: sistemas de ensino e universidades já atraem até capital estrangeiro.






Esse segmento está bombando.






Uma coisa é verdade: o país está crescendo e precisa de gente formada, precisa de mão de obra, precisa da educação. Se o que o governo faz não dá conta, o país vai tomar o assunto em suas mãos, como fez com o transporte coletivo: inventou a “van”, a “perua”.






Vamos acabar inventado a “van” do ensino.






Corumbá






(*)Edgar Flexa Ribeiro é educador, radialista e presidente da Associação Brasileira de Educação



Potiguara

OBSERVAÇÃO DE UMA VIZITANTE A ESTA CIDADE

Prezado Ernesto,




Procurando pela Internet o site da Prefeitura de Camaragibe tive o prazer de localizar o seu blog, inclusive o único da Internet que fala daquela Região. Muito importante esta sua iniciativa, pq Camaragibe é uma cidade tão bonita e ao mesmo tempo tão desvalorizada.



Na última sexta-feira (27) fui dormir na casa de uma familiar em Tabatinga e por acaso no outro dia logo cedo o pneu da moto estourou e precisei pegar um ônibus para voltar para o bairro da Iputinga aonde resido.



Era umas 5hs da manhã quando tentei pegar um ônibus, me vi num inferno, pq ônibus não tem naquela região, passou mais de 30 minutos para passar um ônibus que foi o Tabatinga, completamente lotado, super lotado mesmoo, desistir de pegar. Então, esperei o próximo, que também veio muitoooo lotado. Tentei ligar para a Teletaxi, que também não poderia me pegar naquele local. Me vi no fim do mundo. Então fui andando do KM 4 da Estrada de Aldeia até a praça de Camaragibe para tentar outra opção e pude perceber como a localidade é muito rica ambientalmente falando, porém está muito suja e mal habitada.



Gostaria de pedir sua ajuda para tentar fazer algo por aquela localidade, solicitar um transporte de qualidade e limpar a margem dos rios, que são tão lindos e estão tão sujos.



Pude perceber que a comunidade local é bem humilde e sem recursos para lutar por algo.



Acredito que você conhece tão bem a cidade. Você poderia me ajudar?



No Aguardo,



Débora Vilela

ASSIESPE


Isso só dá vergonha a quem tem. Camaragibe poderia ser muito linda, mas não com essa administração. Espero que não faça herdeiro. FILHO DE PEIXE, PEIXINHO É.

Potiguara

QUEM PODE E QUEM NÃO PODE???

















E agora Sr.prefeito por onde vai passar um cadeirante, por onde vai passar uma criança, por onde vai passar um idoso, por onde vai passar um cego? É difícil de responder? Não, é claro que vão passar com toda "segurança", pela rua, dividindo o espaço com os carros.
















Se a obra for no mercado, a prefeitura tem culpa por passar, mais uma vez, por cima da lei, se for obra de um trabalhador no mercado público, o erro passa para a administração que autorizou a obstrução da calçada.
















 Frente a igreja Batista,a Primeira de Camaragibe, a prefeitura está construindo um posto médico e fechou a metade da rua com material de construção e agora é em plena avenida, frente ao mercado público.
      Já que essa administração está sendo um fracasso, espero que na próxima eleição  ela desapareça antes que desapareçam com a cidade.


Potiguara

CAMARAGIBE CONTINUA SEM SOLUÇÃO

One Response to “Corredor Leste/Oeste irá transformar a Caxangá”



1.Raimundo Diz:


29 de janeiro, 2012 às 7:08 pm


Bem, o ganho de velocidade do sistema pode ser explicado pela redução de estações e construção de elevados. Num material disponível na net sobre o projeto básico, v2, a parada do parque de exposições deixará de existir ficando apenas a que hoje fica entra a av. Inácio Monteiro, porém será deslocada para ficar entre esta avenida e a av. Cláudio Brotherhood, ou seja, desloca-se uma elimando outra bastante próxima. De forma semelhante, a parada em frente a Ipesu deixará de existir pelo deslocamento da hoje entre a R.do Bom Pastor.


No material consta que a praça do Derby terá as paradas hoje do lado direito que cada sentido deslocadas para o centro da divisão sentido onde hoje está uma divisória. Sinceramente, não sei para que isso, pois ao se fazer isso, como só há 3 faixas para cada sentido, garantido isto, vai ter que destruir as da calçada para alargar a via tendo em vista que não tem como criar uma parada no meio sem ocupar alguma faixa existente. Tal medida poderia ser evitada adotando ônibus com portas em ambos os lados.



domingo, 29 de janeiro de 2012

NADA DEFINIDO DA LESTE/OESTE

A mobilidade que transforma as cidades




Diario de Pernambuco

Por Tânia Passos

Dois corredores de faixas exclusivas para o transporte público interligando o Norte e o Sul, Leste e Oeste da Região Metropolitana do Recife com o sistema BRT( sigla em inglês para Transporte Rápido por Ônibus). As duas obras são fundamentais na estrutura da mobilidade urbana desenhada para o estado e vão transformar o sistema viário para o transporte público de massa. Na última reportagem da série Mobilidade Urbana, 2012, o Diario mostra de que forma as intervenções irão alterar o cenário da cidade e a vida das pessoas. A principal missão dos corredores é reduzir o tempo de viagem e oferecer mais conforto aos usuários. Outro desafio é adequar a estrutura existente com as necessidades do sistema.

Da concepção original dos projetos à execução dos serviços algumas mudanças tiveram que ser feitas a começar pelo trajeto. O Norte/Sul deveria interligar Igarassu, no litoral Norte, ao Cabo de Santo Agostinho, no Litoral Sul, mas as duas etapas que serão executadas terminam no Recife. A ligação, nesse caso, será feita pelo metrô que se integrará ao BRT nas estações do Centro e Joana Bezerra possibilitando o acesso à Linha Sul do metrô.

Há ainda a opção, no futuro, da Via Mangue. É dela que depende o estado para executar a última etapa do corredor exclusivo até a Estação de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, de onde se interligará com o Veículo Leve sobre Trilho (VLT) até o Cabo de Santo Agostinho. Parte da obra da Via Mangue, no entanto, só deverá ser entregue em 2013. Sem ela, não há como usar a Avenida Domingos Ferreira como corredor exclusivo devido ao fluxo da via.

Para o primeiro trecho do Norte/Sul que está em obras, o percurso será feito pela Avenida Cruz Cabugá em direção à estação central do Metrô/Recife, mas não terá pista exclusiva em todo o seu percurso. Isso significa que os ônibus articulados do BRT terão que se integrar ao tráfego misto e ficarão vulneráveis aos engarrafamentos. Na opinião do consultor em mobilidade urbana, o engenheiro Germano Travassos, a integração ao tráfego misto não irá prejudicar o funcionamento do sistema. “Em 30 quilômetros de corredor haverá cerca de dois quilômetros de tráfego misto. Não é nenhuma tragédia. Aliás é uma característica do ônibus poder ter essa flexibilidade. Em Bogotá isso também ocorre”, ressaltou.

De acordo com o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, Nelson Menezes, para fazer a integração do BRT ao tráfego misto terão que ser construídas estações nas vias por onde os ônibus do BRT irão passar. “Os ônibus do BRT são de um modelo diferente dos ônibus convencionais. A entrada é pela esquerda e não há cobrador. Por isso, serão construídas estações nesses trechos no lado esquerdo”, explicou Nelson Menezes. Pelo Norte/Sul serão construídas fora do corredor exclusivo as seguintes estações: Rua Riachuelo (01), Rua do Sol (01), Avenida Cais do Apolo (03) e Praça da República (01).

Essa parte do projeto ainda está em execução e os técnicos estudam uma forma de adaptar as estações, do mesmo modelo que serão construídas nos corredores, para vias que não estão preparadas para esse tipo de intervenção. “Normalmente a estação do BRT fica no canteiro central, mas nesses trechos de tráfego misto, o ônibus irá parar do lado esquerdo para possibilitar essa integração”, explicou Nelson Menezes.

Apesar de ser favorável ao tráfego misto, o consultor em mobilidade urbana Germano Travassos estranhou a opção das estações no lado esquerdo da via. “Não vi o projeto e não conheço a solução que está sendo dada, mas em muitos lugares onde há tráfego misto, o ônibus do BRT tem entrada também do lado direito para se integrar às paradas existentes. Imagine os ônibus normais do lado direito e o BRT do lado esquerdo?”, questionou.



Tags: BRT, corredor, leste, mobilidade, norte, oeste, sul, transporte metropolitano

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

SAIU DA ANTIGA FÁBRICA























Isso é uma jibóia, filhote, que saiu de dentro do terreno da fábrica falida; Havia uma jibóia adulta e mais dez filhotes, segundo informações locais. A mãe foi morta e os filhotes se espalharam. Esse foi visto perto da praça da Coimbal vagando pela rua e arriscando sua vida, ainda bem que apareceu uma alma caridosa e a devolveu ao seu habitat.

Potiguara

QUAL A PERGUNTA QUE SE FAZ??

















   O que gostaria de perguntar aos fazedores de leis é por onde passar quando um morador avança pela calçada, algum dono de rua coloca um cavalete fechando o resto da calçada ainda aparece alguém para obstruir a metade da rua?
















È claro que se por tratar de uma rua em pleno centro da cidade, onde sempre existe FISCAIS da prefeitura e isso acontece alguem deve esta´comendo alguma coisa para fingir que não está vendo nada.


Potiguara

VIGILANCIA SANITÁRIA MOSTRANDO TRABALHO

Parabéns vigilância Sanitária, agora começo a ver pra que serve. A Vigilância Sanitária de Camaragibe está atacando quase todo comercio legalizado dessa cidade. Ela anda fechando algumas padarias, clinicas, salão de beleza, super mercados, pena que não vão nos comércios não legalizados. Me lembro quando eu tinha uma padaria legalizada e eles ficavam no pé da gente pedindo as coisas mais absurdas e como acontece hoje, numa semana pedia várias coisas, você fazia e quando eles voltavam pediam mais outro tanto e assim era constantemente, fizemos uma relação de padarias clandestinas que até hoje prejudicam as legalizadas e não são incomodadas por não serem legalizadas, segundo a própria vigilância dizia não fiscalizava as tais por que haviam nelas muitas pessoas trabalhando e teríamos muita gente desempregadas.
      Se essa Vigilância fosse rigorosa com todos como é com alguns comerciantes, Camaragibe, hoje não teria mais nenhum comercio, muito menos Super Mercado, principalmente Mercado Público.
       SÃO DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS.

Potiguara

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

PROJETOS APROVADOS

Dois grandes projetos aprovados pela prefeitura de Camaragibe de autoria do vereador Délio Jr.
     Um seria o o kit material de trabalho de apoio aos agentes de saude e edemias desse município. Lei 249/2012
     O outro projeto que agora é lei é;497/2012 Esse diz;
    " Ementa: Autoriza o Poder Executivo a efetuar nas escolas do Município no início do ano letivo e no início do segundo semestre. seminários, " Anti drogas" para os alunos das escolas públicasde ensino"
     Fica o Poder Executivo autorizado junto à secretaria Municipal de Educação, realizar no primeiro semestre do ano letivo, atraves de seus estabelecimentos de ensino, seminários Anti-Drogas, objetivando transmitir aos alunos da rede escolar , ensinamento sobre a nocividade e as consequencias do uso de entorpecentes."

     O projeto é bom?É só falta ver se vai funcionar, se vai trazer resultados. Quem fiscalizará?

Potiguara

SAIU NO SITE FÓRUM SOCIOAMBIENTAL DE ALDEIA

O Fórum recebeu, na reunião de hoje, representantes de associações de Araçoiaba, que vieram, a convite nosso, somar forças para darmos início a ações conjuntas. Falando à assembléia, os representantes mostraram sua preocupação ante a decisão do Estado de situar um presídio na região, prometendo lutar de todas as maneiras para que o governo recue dessa idéia.


Gláucio Veras, da equipe jurídica, explicou que a equipe está aguardando a coleta das assinaturas e alguns detalhes técnicos para dar entrada na ação conjunta.






Roberto Souza Leão sugeriu que solicitemos audiência nas assembléias de cada município dos arredores. Convocaríamos umas 50 pessoas, para irmos em grupo angariar o apoio dos vereadores. Sugeriu também que marquemos mais encontros com os representantes de Araçoiaba, por ser a pretendida sede do presídio e, por isso mesmo, o local mais prejudicado.

Ana Paula Ochoa fez um apelo para que cada pessoa se comprometa, arregace as mangas e abrace a luta, pois o Fórum precisa de colaboradores.



Ficou combinado que Ataliba se responsabilizará pela confecção de camisetas não somente para os voluntários como para quem quiser comprá-las, a fim de angariar fundos para o protesto. E voluntários se ofereceram para coordenar a coleta de assinaturas no próximo fim de semana, em vários locais, como Tabatinga, Vera Cruz, Araçoiaba, Camaragibe etc.

A LUTA CONTINUA!
 
 
Obs. Por se tratar de Aldeia, ano de eleição, muitos políticos e candidatos a vereador vão aparecer e dar apoio aos moradores dessa localidade, não devemos esquecer que esses mesmos vereadores e candidatos nada fizeram para defender os moradores que estarão sendo desapropriados para a construção da nova Pe. Antes que aparwça quem defenda essa construção, devo lembra que, segundo o próprio DER, a Belminio Correa tem 15 metros de rua de cada lado, isso daria cinco pistas de 3metros de cada lado só que mexeria com o comércio, que invadiram a estrada, de Camaragibe.









Potiguara

sábado, 21 de janeiro de 2012

CONCLUSÃO DA LESTE/OESTE SÓ EM FEVEREIRO

A CONCLUSÃO DA LESTE/OESTE

        EM CAMARAGIBE SÓ EM

                  FEVEREIRO

   POR ENQUANTO CONTINUA

                   INDECISO

   

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

PETROBRAS APOIA

Um grupo de moradores de Camaragibe, elaboraram um projeto e mandou para a Petrobras, rio, para buscar apoio, eram 6500 (seis mil e quinhentos projetos e o apresentado por esse grupo foi vitorioso.
















                    PARTE DO GRUPO
Esse projeto é virado para os jovens de 16 à 29 anos. O projeto CAMARAGIBE EM PERCUSSÃO PARA O FUTURO está ancorado num micho de mercado identificado na cidade de Camaragibe que vislumbra a possibilidade real de inserir jovens no competitivo universo da produção e comercialização de instrumentos musicais de percussão.O projeto implantará uma unidade produtora de confecção de instrumentos para suprir o mercado cultural do Estado de Pernambuco, com foco principalmente na Região Metropolitana do Recife.
















Esse projeto está dividido em 4(quatro) módulos, com duração de 6 (seis)meses.Módulo Básico, Módulo Específico. Módulo Avançado e Módulo Empreendedor.
Esse projeto estará recebendo alunos até o fim de janeiro. Mais informações pelo fone 30500130 ou 88014872 ou na rua dos cravos, 20 com a rua Lindaura Marinho, Jardim Eldorado.
       O projeto CAMARAGIBE EM PERCUSSÃO PARA O FUTURO tem como objetivo inserir os alunos no competitivo universo da produção e comercialização de instrumentos musicais de percussão.

    
















Geração de renda, educação musical e cultural, cidadania, preservação ambiental e cooperativismo fazem parte desse projeto. Voce está sendo convidado a fazer parte desse grande projeto.

grandes

professores







confortáveis salas de aulas
Oprojeto criará uma unidade produtora de confecção de instrumentos para suprir o mercado cultural da Região Metropolitama do Recife e de todo o Estado de Pernambuco



 










  

domingo, 15 de janeiro de 2012

LESTE/OESTE UM MES

















Foi dado o pontapé inicial. Depois de muita polêmica, mesmo sem definição da estrada em Camaragibe, deram início às obras da Leste/oeste.

















Esta obra está prevista pra terminar em 18 meses. Dia 17 de janeiro/2012 estará fazendo um mês de obra. Levaram quase um mês se organizando no canteiro da Caxangá.
















E agora, na última semana, já começaram o serviço, a obra parece está andando em bons ventos.
















Até agora só o trecho de Camaragibe continua indefinido devendo ter uma solução no dia 17 janeiro na secretaria da cidade em Recife. Se dependesse do Sr.Luciano Andrade a estrada passaria pela av.Girassóis como já falado, segundo ele poderia diminuir um pouco a largura, o Sr.Luciano disse que o custo para fazer a Binária, seria o mesmo da Girassóis, isso quer dizer que por ele não muda nada, tudo agora está nas mãos da Secretaria da Cidade em Recife, ou acha um caminho bom e barato ou faz o projeto do Sr.Luciano Andrade, mexendo com 1.200 famílias. Só espero que esse problema não atrase a obra.


Potiguara

sábado, 14 de janeiro de 2012

POLÍTICA, ONTEM E HOJE

Chegamos em ano de eleição e eu contemplando a bela praça da Coimbral, hoje conhecida como a praça da maconha, dos pistoleiros...( não sei porque desses nomes) estava me lembrando como era antigamente os anos de eleições. Era o ano em que os pobres conseguiam materias para construir suas casas, pediam a um um milheiro de tijolo, a outro, areia, a outro cimento tinha pobre que conseguia até um pedaço de terra. Era o ano que pobre tinha direito de comer, tudo era trocado por voto, mas hoje como temos muitos candidatos sérios, honestos, preocupados com o povo, já não vemos mais nada disso.
      Quando eu era pequeno não se podia nem olhar de frente um político, éramos obrigados a estar sempre sorrindo para eles, Me lembrei agora que quando eu tinha meus 16 anos fui à praia do Icaraí em Niterói e estava admirando a banda da marinha tocando e quando terminou fui saindo quando um oficial me segurou pelo braço e me deteve dizendo que eu estava vaiando a banda. Ainda bem que não temos nada disso, podemos olhar e dizer qualquer coisa, mas isso só acontece por que temos muitos políticos sérios.
     Quem nunca foi a Camara ver os trabalhos duros que eles fazem durante o ano? Antigamente as Câmaras só viviam vazias, o povo não levavam eleições muito a sério. Antigamente os políticos votavam a favor de um projeto ridículo só para tirar proveito. Hoje não, ví a câmara de minha cidade adotada, votar num grande projeto da prefeitura, num valor de 12 milhões de reais, outro grande projeto de R$6 milhões numa grande obra a ser realizada na própria prefeitura sem interesse nenhum dos vereadores, se fosse no meu tempo de menino eu acho que cada um tiraria um pedaço e nada de obra.
    Ainda bem que hoje é tudo diferente, os políticos pensam muito no povo, vivem muito pelo povo, tanto é que, hoje político que não apresentar trabalho está fora da câmara. Como disse um amigo meu que diz que trabalha na prefeitura, parece que ele é Ministro sem pasta. Ele me disse uma vez que o prefeito tem feito muita coisa por Camaragibe, que só não vê quem não sai de casa. Resolvi sair e constatei, depois de muito andar, que ele estava certo, bem pertinho de casa deparei com uma grande obra, a Escola técnica Federal, como disse um vereador quando apresentava obras da prefeitura, que maravilha de obra e fiquei por alguns minutos admirando aquela obra, quando alguém me disse que era uma obra do governo Federal, que tristeza. Deve ter alguma obra, não sei onde, no tempo de hoje isso não acontece, principalmente por termos grande vereadores. Se fosse no meu tempo era mais fácil não ter.
     Hoje, os projetos que os candidatos apresenta é SEGURANÇA
                                                                                     EDUCAÇÃO E
                                                                                     SAÚDE, coisas que ninguém nunca pensou.




Potiguara

SAIU NO BLOG POVOCAMARA

'O Cincace realizou Assembléia para deflagração de Greve dos Agentes de Saúde e Edemias de Camaragibe. A assembléia foi realizada hoje, terça-feira 13 de janeiro de 2012, às 10 horas , no Espaço Maninho Recepções na rua Sátiro Ivo, Timbí, Camaragibe."
 Opinião

      Como sempre, nem todos entram em greve, cada um tem um porque, mas o principal é que a prefeitura  não está nem aí para os problemas do povo.
    Na realidade o que ela deverá fazer é cortar o ponto dos faltosos e se trancar em seu gabinete. Os grevistas, que já ganham uma migalha.para não perderem  essa migalha, furam a greve e mais uma vitória para a prefeitura. O sindicato, sem grevista, fica fraco. Já vi muito esse filme.

Potiguara


terça-feira, 10 de janeiro de 2012

VALOR DA OBRA

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO







SECRETARIA DAS CIDADES






GERENCIA GERAL DE PLANEJAMENTO E






COORDENAÇÃO DE LICITAÇÕES






COMISSÃO ESPECIAL DE LICITAÇÃO DA UNIDADE






TÉCNICA DO PROMETRÓPOLE – PROCEL






RESULTADO DE JULGAMENTO DE PROPOSTAS DE






PREÇOS






PROCESSO LICITATÓRIO Nº 04/2011 – PROCEL






CONVITE Nº 01/2011 – PROCEL






OBJETO: Prestação de serviços técnicos de engenharia para






elaboração de Estudo Preliminar de Traçado do Binário da PE - 05.






A PROCEL torna público o julgamento das Propostas de Preços






proferido nos autos do processo licitatório acima identifi cado.






PREÇOS OFERTADOS: JBR Engenharia Ltda - R$ 132.793,37,






Projetec – Projetos Técnicos Ltda - R$ 133.871,77 e Maia Melo






Engenharia Ltda - R$ 131.171,78. EMPRESA VENCEDORA:






Maia Melo Engenharia Ltda, pelo menor preço total ofertado de






R$ 131.171,78. Fica aberto o prazo recursal, franqueada vista






aos autos na sala da PROCEL/SECID, situada à Rua. Gervásio






Pires, 399, 2º andar, Boa vista, Recife/PE. Transcorrido o prazo






sem interposição de recurso, o processo será encaminhado






à autoridade competente para homologação e adjudicação.






Recife, 23 de dezembro de 2011. Maristela Cavalcanti de Araújo.






Presidente da PROCEL/SECID.

ERA SÓ O QUE FALTAVA

Nova lei permite cobrar pedágios nas cidades






Imagem: Júlio Jacobina/DP/D.A Press/Arquivo






A Política Nacional de Mobilidade Urbana foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff nessa quarta-feira (04) e começa a vigorar em 100 dias. Alguns pontos da lei devem afetar diretamente o bolso do cidadão. Um deles prevê a aplicação de tributos para utilização da infraestrutura urbana, com o objetivo de desestimular o uso de “determinados modos e serviços de mobilidade”. A lei, entretanto, garante que os recursos desse “pedágio” serão aplicados exclusivamente em infraestrutura urbana, no transporte público coletivo, em transporte não motorizado e no financiamento do subsídio público das tarifas de transporte.






Além disso, a lei prevê que os municípios poderão usar “instrumentos de gestão”, restrição e controle de acesso e circulação, permanente ou temporário, de veículos motorizados em locais e horários predeterminados. Em São Paulo, por exemplo, já é usado o sistema de rodízios de automóveis para tentar diminuir os congestionamentos.






A lei, entretanto, é dedicada principalmente ao transporte coletivo, determinando a melhoria no acesso, no deslocamento de pessoas e também no transporte de cargas dentro das cidades. O documento esclarece também direitos dos usuários, como o de ser informado, nos pontos de embarque e desembarque, sobre itinerários, horários, tarifas dos serviços e modos de interação com outros modais. As regras que definem as tarifas a serem cobradas também estão estipuladas.






A especialista em mobilidade urbana Renata Cardoso Magagnin destaca que a política é uma boa iniciativa, pois estabelece critérios a serem adotados por todas as cidades. “Falam em mobilidade nas grandes cidades por causa da Copa do Mundo, mas cidades médias e pequenas também enfrentam problemas e precisam de políticas”, destaca Renata, que é professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.






Comum em cidades do interior do país, o serviço de mototáxi também é previsto na lei, que aponta os critérios para a regulação do meio de transporte. As vias com grande índice de poluição poderão ter o acesso restrito em determinados horários. Outro ponto estabelecido é a possibilidade de espaço exclusivo nas vias públicas para os serviços de transporte coletivo e para os meios de transporte não motorizados, além de estabelecer políticas para estacionamentos públicos e privados.






Alternativas - “Mobilidade não envolve apenas transporte público”, pontua Renata Magagnin. A especialista explica que é preciso pensar em soluções para o acesso de idosos, portadores de necessidades especiais e mães que transportam carrinhos de bebê, por exemplo. A mobilidade também diz respeito a modos mais sustentáveis, como calçadas bem cuidadas e ciclovias. “No Brasil, as pessoas vivem a cultura do carro. Isso é bem arraigado e sempre contou com incentivos governamentais”, critica a especialista.






Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que 65% da população das capitais usam transporte público. A pesquisa perguntou que motivo faria os não usuários de transporte público começarem a usá-lo. A maior rapidez do transporte público foi a resposta mais apresentada pelos usuários de bicicleta, carro e moto. Para quem se locomove a pé, a resposta está ligada à questão da disponibilidade desse tipo de meio de transporte. “Um automóvel é usado no máximo por duas pessoas e em muitos casos por apenas uma. A maioria das políticas públicas visa manter esse sistema”, afirma Renata.






O que diz a lei






Principais pontos da Política Nacional de Mobilidade Urbana






Possibilidade de criar pedágio urbano para determinas áreas


Restrição de acesso e circulação, como acontece com o rodízio em São Paulo


Informações de horários e trajetos nos pontos de embarque


Regulamentação do serviço de mototáxi


Espaços exclusivos nas vias públicas para transporte público


Potiguara               Enviada por:
                             Milton Braz

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

DANÇA DAS TETAS

Na última sessão do ano passado, o vereador Alamar deixou o cargo de vereador para assumir uma secretaria oferecida pela prefeitura. Quem deveria assumir o lugar do vereador Alamar seria o sr. Francisco, também conhecido como Chicão, só que o sr. Francisco tem uma colocação na prefeitura e ontem, dia 3.01.2012, tudo já combinado para a posse do sr, Francisco algo aconteceu que adiaram a posse do Chicão para hoje, dia 4.01, às 10hs.
          Como tudo na política é sempre bem organizado, quando cheguei às 9.30Hs, o homem já havia tomado posse e ido embora, muitos vereadores chegaram ainda depois de mim, assinaram o que tinha para assinar e foram também.
         Conversei com um que havia acabado de chegar e já se preparava para sair, se havia visto a posse do novo vereador, que segundo eu estava sabendo ele ficaria como vereador por um més, mas fui informado que ele havia assumido com uma mão e com a outra renunciou devendo entrar em seu lugar o ex vereador, Zezito.
         Eu acho que a teta da prefeitura dá mais leite. O que eu entendi menos ainda é que o Zezito não ficará por muito tempo devendo, ainda no primeiro semestre, voltar o Alamar.
Isso chama-se A DANÇA DA TETA



Potiguara

terça-feira, 3 de janeiro de 2012


















Muita gente vive preocupado só em criticar, mas nós sabemos também elogiar. Quem conheceu esse açude Timbi, sabe que isso aqui em dia de chuva era praticamente intransitável. Hoje o prefeito transformou essa área em uma bela praça. Claro que já poderia estar pronta, Com esse grande número de funcionários trabalhando na sua conclusão, acho que se não fosse alguns problemas encontrados, já teriam terminado.

















Será realmente uma beleza, provavelmente será inaugurado ainda esse ano bem perto das eleições para que o povo pense que esse prefeito realmente faz ou fez alguma coisa pelo povo, pela cidade.
     Um dia desse encontrei um ministro sem pasta, gente de muita confiança do prefeito e perguntei para onde ele iria depois do mandato desse prefeito, pois eu acho muito dificil ele conseguir botar mais um no reinado, o cidadão me garantiu que ele faria mais um prefeito, pois "Joca" como ele chama, fez muita coisa e que eu não via porque não saia de casa, resolvi dar uma caminhada e realmente achei muita coisa iniciada como o Hospital, o teatro e agora essa praça;



















Realmente a praça tem uma grande beleza, tirando os fundos de casas que matam essa beleza o resto está quase perfeito. Como toda praça que a prefeitura fez ficou no abandono, provavelmente essa será mais uma, veja.

















Ainda não foi inaugurada e a pista de Cooper já está indo para dentro do lago                                       






































Peixes morrendo e quadra abandonada. É lamentável, dinheiro jogado fora

















Aqui foi o único lugar onde vimos alguém fazendo alguma coisa, aqui ficará o parque infantil e deverá ser aberto para qualquer animal entrar e sair como é em toda a praça de Camaragibe.


Potiguara

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

12 MILHÕES DE REAIS


















Depois de muitos anos de abandono total, o prefeito de Camaragibe achou uma grande falha no bairro conhecido por baixinha e Japão.  Notou ele, que as margens desse rio, conhecido também como o "rio das pedras"estavam habitadas e da noite para o dia fez um projeto e enviou para a aprovação dos vereadores.

















Sem conhecer bem o projeto e sem se lembrarem que esse prefeito não concluiu nenhum projeto em um ano, também não lembraram que esse é o último ano desse prefeito. Nove dos onze vereadores foram a favor e aprovaram o empréstimo solicitado de R$ 12 milhões de reais para esse fim.
        Devemos lembrar aos vereadores que aprovaram esse projeto, é claro que sem ter nada em troca, que quatro meses já foram e nada foi feito até agora.
        Aqui teremos também desapropriações, aliás isso é o que o prefeito mais gosta de fazer.
        Vai desapropriar em Cosme Damião, também a  perimetrais teremos algumas desapropriações, na subida da estrada de Aldeia e agora vem a baixinha e o Japão. Pra onde vão?
O povo não sei mas o dinheiro, tá na cara...
        Lembrem-se; ESSE É O ANO DE ELEIÇÃO.


Potiguara