ATENÇÃO
Há vários anos a população do Camaragibe convive com o trânsito de animais soltos em suas vias públicas. Esta situação coloca em risco a vida dos cidadãos e cidadãs, além de expor os animais a um risco desnecessário. A Prefeitura do Camaragibe, por intermédio de sua Secretaria de Saúde, assumiu esta situação como meta prioritária a ser resolvida em curto e médio prazo.
Por isso, a partir desta segunda-feira, 08 de abril, a Diretoria de Vigilância em Saúde inicia o processo de recolhimento dos animais soltos nas ruas do município. Todo e qualquer animais de grande porte será recolhido por equipe especializada e encaminhada para um serviço de acolhimento contratado pela Secretaria de Saúde. É importante salientar que o local para onde os animais estão sendo recolhidos está de acordo com todas as regras de preservação do bem estar animal e com os mesmos recebendo todos os cuidados veterinários estabelecidos por lei.
Geralmente os animais de grande porte possuem dono e os mesmos os criam, ilegalmente, soltos nas ruas para fins de pasto. Por isso, de acordo com a Lei Estadual de nº 14.625, de 17 de abril de 2012, os proprietários que quiserem resgatar seus animais deverão se dirigir à Diretoria de Vigilância em Saúde, situada à Rua Ersina Lapenda, nº 150, Timbi, próximo à sede da prefeitura, oferecendo informações que favoreçam à identificação do animal. Após isso, o mesmo deverá se encaminhar à Sala 05 do térreo da Prefeitura (Av. Belmino Correia, nº 2.340, Timbi) para obter a guia de pagamento de multa. O valor da mesma, de acordo com a Lei Estadual é de R$ 100,00 (cem reais) por cabeça. Em caso de o animal ter sido apreendido oferecendo risco iminente de acidente, a multa é acrescida e passa a R$ 200,00. Em caso de reincidência, o proprietário será taxado em 200% da multa anterior. Os animais não reclamados num período de 30 (trinta) poderão ser colocados em leilão ou doados para entidade ou associação sem fins lucrativos.
Também é importante salientar que na quarta-feira, 03 de abril, foi assinada pelo Prefeito do Camaragibe, Jorge Alexandre, a autorização para a construção do Centro de Zoonoses do município que deverá funcionar no Km 9,5 de Aldeia em terreno próprio. A Diretoria de Vigilância em Saúde já está construindo o projeto técnico e em breve a cidade contará com este serviço tão aguardado pela população.
Cientes de nossa responsabilidade com a saúde da população do Camaragibe, colocamo-nos à disposição da população para maiores esclarecimentos à Rua Ersina Lapenda, 150, Timbi, Fone: 3458 0723.
Bom começo
BREVE
Não esqueçam desses, são os mais perigosos
Potiguara
Nenhum comentário:
Postar um comentário