Por dentro da gestão
Nesta semana, por conta do trabalho incessante da Secretaria de Defesa Civil, muitos locais irregulares em Camaragibe, considerados prováveis para deslizamento de barreiras, não foram alvo de acidentes graves durante as chuvas que passaram pelo estado. Foram colocadas previamente lonas plásticas nos bairros de Aldeia de Baixo, Tabatinga, Santa Maria, Timbi, Vera Cruz e entre outros. A moradora Ana Paula Santos relatou nas redes sociais da prefeitura que há 33 morando no Loteamento Nazaré, este foi o primeiro ano em que a água não invadiu as casas.
Em solidariedade aos municípios afetados pelas chuvas, a Prefeitura Municipal de Camaragibe se colocou como ponto de arrecadação de doações. Além da instituição também estão recebendo donativos o Comando da Guarda Municipal, a Fundação de Cultura e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Podem ser doados materiais de higiene pessoal e limpeza, água, cobertores, colchões, entre outros utensílios básicos.
No início da semana foi iniciada em Camaragibe a entrega dos conversores digitais para a população que ainda utiliza a TV analógica. A ação, que segue até o mês de setembro, é direcionada à comunidade de baixa renda e está sendo realizada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com a Secretaria de Assistência Social. Ao todo, Camaragibe receberá mais de 22 mil aparelhos para serem distribuídos gratuitamente.
Além desta iniciativa, a Secretaria de Assistência Social promoveu o I Encontro de Gestores com o Centro de Especialidade de Apoio à Mulher (CEAM), a fim de fortalecer a rede de enfrentamento à violência de gênero, sendo discutido no local a situação atual do município e o papel da CEAM de acolher, atender e orientar. Na ocasião, participaram o delegado Wagner Domingues, a coordenadora da mulher, Edjane Tavares e representantes da gestão.
No legislativo, durante a semana, foi realizada audiência pública na Câmara dos Vereadores para apresentação dos relatórios financeiros e contábeis do 1º quadrimestre da gestão. O contador geral do município, Ricardo Morais, explanou os números de relatórios, assim como as contribuições, gastos e saldos da instituição nos quatro primeiros meses do ano, e todos os valores apresentados mostraram-se dentro dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, reforçando o comprometimento da gestão com a transparência e legalidade com os munícipes.
Dando continuidade às agendas positivas da gestão, o deputado estadual, Edilson Silva visitou o Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, em Camaragibe para reunião com os secretários da gestão da cidade. O prédio do teatro foi encontrado pela atual gestão completamente abandonado e sendo utilizado como depósito. “Conheci este cine teatro maravilhoso, um prédio antiquíssimo, com ótima infraestrutura, mas que está semiabandonado”, relata Edilson. O deputado garantiu disponibilizar, através de emendas orçamentárias, R$ 150 mil, valor suficiente para dar início ao funcionamento mínimo da casa, assegurando sua reabertura. Também como ação da Fundação de Cultura, alunos da Escola Municipal José Collier foram em excursão para a apresentação de Déborah Colker "Cão sem Plumas", no Teatro Guararapes, Recife.
Em relação às obras na cidade, a Compesa atendeu a solicitação da prefeitura e veio ao município realizar os reparos necessários na Expansão Timbi. A via estava com rachaduras abertas ocasionadas pelos serviços de tubulação da empresa, com vazamentos antigos e constantes, e as equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Infraestrutura, preocupados com a situação dos transportes no local, acionaram a Compesa para restaurar a via. Além disso, também há serviço sendo realizado pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER) na Estrada de Aldeia, PE-027, onde, devido às chuvas dos últimos dias, estava com rachaduras no asfalto.

Nenhum comentário:
Postar um comentário