Prefeitura de Camaragibe inaugura o sistema Camaragibe Segura
A Prefeitura Municipal de Camaragibe, por meio Programa Camaragibe da Paz, inaugurou recentemente o projeto Camaragibe Segura. O objetivo do mesmo é trabalhar na busca de soluções para os problemas de desordem e insegurança pública no município, atrelado ao videopatrulhamento ostensivo nos bairros.
No Camaragibe Segura é realizado o patrulhamento ostensivo digital das principais vias da cidade, onde foram instaladas 80 câmeras. Além disso, são rastreadas, em tempo real, todas as viaturas da Guarda Municipal, com o Sistema de Monitoramento e Alerta, que é operado pelo Centro de Comando da GM. Uma grande novidade é que foram ainda instalados botões de alerta, para automatizar e encurtar o canal de comunicação entre os lojistas e a Guarda Municipal da cidade. A iniciativa é pioneira em Pernambuco e é parte integrante do projeto Camaragibe da Paz.
O sistema funciona da seguinte maneira: em caso de ocorrência, a exemplo de uma tentativa de crime violento contra patrimônio, o lojista aciona o botão de alerta existente e o Centro de Comando da Guarda Municipal recebe, no mesmo instante, a informação de que existe uma situação para atendimento. O sistema aponta as viaturas mais próximas, traça rotas através de georreferenciamento, considerando as de maior e menor trânsito, para garantir a rapidez no atendimento.
Videopatrulhamento Ostensivo
Em dezembro, mais um Núcleo Integrado de Segurança Comunitária (NISC) foi inaugurado. Desta vez, o bairro de Aldeia, no km 05, foi o contemplado com o projeto. A iniciativa já existe no bairro da Tabatinga e veio como uma solução para intensificar o monitoramento e segurança da cidade.
As áreas dos NISCs serão equipadas com uma sala de videomonitoramento, dois guardas municipais em esquema de plantão 24 horas, de domingo a domingo, e viaturas à disposição. O projeto é resultado de uma parceria entre o órgão municipal e a empresa M2D2 Intelligence, com o projeto Camaragibe Segura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário