CAMARAGIBEEMFOCO

CAMARAGIBEEMFOCO
BLOG CAMARAGIBE EM FOCO

sábado, 15 de maio de 2010

ONDE FICA

A área do município de 55,00km² encontra-se na área onde predominam os tabuleiros costeiros, podendo-se distinguir no município duas unidades geo-ambientais bem definidas: (i) os tabuleiros costeiros dissecados onde foram esculpidos relevo suave ondulado e ondulados observado na porção centro-sul do município que corresponde a porção do município onde a ocupação tem sido mais acentuada; e (ii) os tabuleiros pouco dissecados onde o relevo apresenta-se tabular na porção mais ao norte e a oeste, as conhecidas chãs.

De clima do tipo tropical quente e úmido, com um regime de chuvas de outono/inverno e precipitação anual média de 1.968 mm, com temperatura média de 26°, o período de maior precipitação concentra-se de abril a julho e o período mais seco de novembro a janeiro.

Embora bastante antropizado o município possui áreas de relevante valor ambiental: são bolsões remanescentes de mata atlântica que ainda apresenta uma biodiversidade considerável.

Inserido nas duas bacias mais importantes da RMR – Bacia hidrográfica do rio Capibaribe e Bacia hidrográfica do rio Beberibe, Camaragibe possui importante rede de drenagem com diversos olhos d'água e nascentes de rios com o rio Araçá e o rio Pacas, na região de Aldeia, formadores do do rio Beberibe. Na porção inserida na Bacia do rio Capibaribe destacam-se os riachos Timbí e Besouro e o rio Camaragibe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário