CAMARAGIBEEMFOCO

CAMARAGIBEEMFOCO
BLOG CAMARAGIBE EM FOCO

sexta-feira, 14 de julho de 2017

PRODUÇÃO CULTURAL

Música e produção cultural são temas de debate em Camaragibe

“Produção em Foco” traz renomados profissionais da área de produção cultural para compartilhar suas experiências de atuação no mercado musical brasileiro e latinoamericano

A Fundação de Cultura de Camaragibe vai realizar na próxima terça-feira, dia 18 de julho, o “Produção em Foco” - ciclo de debates que tem a música como seu ponto principal. A atividade é gratuita, com início às 19h, e vai acontecer no Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, na Vila da Fábrica. Não há necessidade de inscrições.

O debate vai contar com a presença dos experientes produtores Alejandro Vargas, Elayne Bione e Luiz Barbosa, que vão trazer para a discussão suas bagagens profissionais no cenário cultural brasileiro e latinoamericano. Produtores e produtoras independentes que trabalham com bandas, shows e turnês costumam se deparar com diversos obstáculos que vão além da performance de palco. Hoje o produtor musical lida com editais e convocatórias públicas e privadas, e no trato com os demais agentes que integram o mercado da música. A conversa vai partir do know-how adquirido pelos convidados ao longo de anos de atuação na área, expondo ao público presente os desafios e as possibilidades que o meio apresenta.

O evento “Produção em Foco” surge de uma necessidade identificada pela Fundação de Cultura de Camaragibe nas suas duas últimas convocatórias de artistas e bandas. A falta de material de divulgação, a pouca formalização profissional no mercado local e a inexperiência na contratação em editais e chamadas públicas dão um balde de água fria nos artistas mais acostumados a tocar ao vivo do que lidar com questões burocráticas. Quando a gestão pública em cultura do município convida três experientes profissionais para falar e tirar dúvidas sobre os meandros da produção, ela investe na capacitação dos profissionais do segmento, propiciando assim o ingresso de novos nomes no cenário musical.

A produção independente é outro importante aspecto do encontro do dia 18 de julho. Alejandro Vargas, Elayne Bione e Luiz Barbosa possuem ampla experiência na cena e devem compartilhar as suas vivências neste que é o primeiro debate do Produção em Foco (mais adiante, a capacitação será voltada aos agentes da Cultura Popular). Dessa forma, para além do relacionamento de produção musical com as instituições públicas, os produtores e artistas do segmento em Camaragibe podem expandir os horizontes de entendimento sobre o empreendedorismo na área, já que nos tempos atuais se faz urgente a capacitação e formalização dos artistas no que diz respeito à gestão de suas carreiras, conhecimento técnico para além da própria criação e execução musical.

Conheça um pouco mais sobre o histórico dos convidados:

ALEJANDRO VARGAS
Produtor cultural e responsável pelo agenciamento dos grupos Rua, Mabombe e Semente de Vulcão, é idealizador da rede "Missão da Terra Flamejante", que visa fortalecer um circuito de música na região nordeste. Já realizou diversas atividades culturais e projetos e trabalhou em eventos como a Turnê Latinoamericana Mabombe, “De Pernambuco para o Nordeste” (turnê de 3 grupos por 5 capitais da região), Festival Rec-Beat 2014, Festival Rock Cordel Recife 2012, Feira da Música de Fortaleza 2012, Grito Rock Olinda 2011 e mais de 20 eventos de música entre 2010 e 2017.

ELAYNE BIONE
Diretora e produtora da projeto #Cantautor (websérie e mostra musical ao vivo) para a promoção da nova música latinoamericana, trabalhou durante cinco anos com Assessoria de Imprensa, Comunicação, Social Media e Coordenação de Live Streaming no Carnaval de Pernambuco, São João de Caruaru, Festival de Inverno de Garanhuns, Festival Rec-beat, Porto Musical, MIMO e Festival Contrapedal (Uruguai). Trabalhou na equipe de assessoria de imprensa de artistas como Orquestra Contemporânea de Olinda, Zé Manoel, Café preto, Isaar, Mexidinho, entre outros. Atualmente é produtora e apresentadora do programa NoBalaio, exibido na TV Pernambuco, emissora pública do estado de Pernambuco.

LUIZ BARBOSA
Com formação na área de administração, entrou em contato com a produção cultural em 2005. Desde então, trabalhou como coordenador e produtor executivo de vários eventos promovidos pelo Governo de Pernambuco, por meio da Fundarpe, entre eles quatro edições do Festival de Inverno de Garanhuns e diversas etapas do Festival Pernambuco Nação Cultural. Hoje atua à frente da Jaraguá Produções como produtor executivo de vários projetos, entre eles a SpokFrevo Orquestra e Jr Black. Dentre os trabalhos realizados, 4 turnês internacionais com a SpokFrevo e a coordenação de produção do Festival Do Frevo ao Jazz (com a participação de Wynton Marsalis).

Serviço:
Produção em Foco - Ciclo de Debates Musicais
Dia 18 de julho (terça-feira) às 19h
Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro (Av. Dr. Pierre Collier, 167, Vila da Fábrica - Camaragibe/PE)
Aberto ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário