CAMARAGIBEEMFOCO

CAMARAGIBEEMFOCO
BLOG CAMARAGIBE EM FOCO

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

CAMPANHA MULTI VACINAÇÃO.

Camaragibe inicia Campanha de Multivacinação
Ação tem o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação da criança e do adolescente
A incidência das doenças imunopreveníveis mostra que mudanças importantes ocorreram no seu comportamento com o uso de vacinas e o avanço nas coberturas vacinais. Sendo assim, a partir desta segunda-feira (11), até o dia 22 de setembro, a Prefeitura Municipal de Camaragibe, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde, promove a Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes do município. O dia 16 de setembro será o dia de divulgação e mobilização nacional.

A principal finalidade da ação é resgatar as crianças e adolescentes menores de 15 anos não vacinadas ou que possuem a caderneta desatualizada, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. Tal documento dispõe de 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes e, portanto, é fundamental que toda a população alvo compareça às Unidades de Saúde levando a caderneta para que os profissionais de saúde possam avaliar a situação do paciente para então completar o esquema vacinal ou dar a primeira dose.
Todos os Postos de Saúde da Família estarão oferecendo as vacinas. No dia da mobilização nacional, 16 de setembro, haverá um posto itinerante na Rua Eliza Cabral, que estará funcionando das 8h às 17h. Entre as vacinas que estarão disponíveis: doses de hepatite A (rotina pediátrica), poliomielite inativa, meningocócica conjugada, HPV, pneumocócica conjugada 10-Valente, dTpa adulto, febre amarela, hepatite B, varicela, dupla adulto, VOP, Pentavalente e DTP

Sobre a multivacinação
A multivacinação é uma estratégia que a Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização (CGPNI)  vem adotando desde 2012 com a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A estratégia é realizada em um período determinado e em um curto intervalo de tempo. A iniciativa visa melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário