CAMARAGIBEEMFOCO

CAMARAGIBEEMFOCO
BLOG CAMARAGIBE EM FOCO

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

BLOG DO CORUMBÁ

Aeroportos: treino para a Copa


Publicado em 14 de novembro de 2012 por Corumbá Guimarães



Ontem foi um dia duro. Cheguei muito tarde em casa. Foi duro na Serra, onde houve desabamentos. Mas ficou claro também nos aeroportos como estamos longe de uma infraestrutura adequada para o cotidiano.



Para quem saiu de manhã do Rio com a pretensão de voltar à noite de São Paulo, ficou claro que, apesar do temporal, ainda há muitas falhas que são dramatizadas pela chuva.



Cheguei em Congonhas às sete horas. Os voos para o Rio estavam sendo cancelados, em alguns casos. Santos Dumont fechado, diziam e Galeão congestionado.



Nessas noites, já sabemos, eles enchem os aviões e avisam: não há lugar marcado. Isto em si, já estimula um comportamento dos passageiros que querem de todos as maneiras evitar os piores lugares.



Entramos no avião para decolar e o avião ficou parado uma hora e quinze minutos na pista. O Galeão não estava dando vazão, diziam.



Perguntei: se entramos no avião e o os motores foram ligados é porque havia possibilidade de pouso, não?



Senti mais uma vez que o fluxo de informações não era bem controlado nessa crise momentânea, como não foi em outras.



Um programa adequado pode saber quantos aviões há no pátio e quantos haverá na próxima hora.



Mas não havia apenas problema de lotação no pátio. Faltavam fingers, faltavam ônibus e, os boatos em Congonhas, era de que faltavam taxis no Rio.



Nesse momentos é que surge a já célebre frase: imagina na Copa. Esta frase já foi até ironizada pelos marqueteiros da Brahma.



Numa conversa de botequim, tudo parece simples. Mas está ficando claro que os aeroportos não têm muito tempo para solucionar seus problemas até à Copa.



O ideal seria fazer uma análise bem detalhada de como tudo funcionou num dia de temporal e corrigir os erros que ainda possam ser corrigidos, sem grandes obras.



É o que espero enquanto me dou uma parte da manhã de folga. Trabalhar em São Paulo é minha rotina e a de muita gente que mora no Rio.



O difícil as vezes é chegar ao trabalho e voltar para casa.



Comentário:



Segunda-feira, no mesmo jornal pernambucano, três notícias chamavam a atenção: a primeira é que o NE está na pior seca dos últimos mais de 70 anos e o sertanejo perde 10% de seu rebanho por mês para manter o resto vivo. E as perspectivas são que a situação vai piorar daqui para frente; a segunda é que o Hospital Oswaldo Cruz, pertencente à Universidade estadual, está sendo desativado por decadência, falta de verbas, falta de atenção e falta de respeito. O hospital é referência no NE em tratamento do câncer, nos tratamentos de doenças infectocontagiosas e transplantes; o terceiro assunto foi até festejado, a Arena Pernambuco foi aprovada como sede da Copa das Confederações – onde teremos três partidas de futebol em junho do ano que vem – e, também da Copa do Mundo de 2014. Não consegui me furtar a fazer menção a essas notícias, depois de ler o artigo do Gabeira. E a manchete principal do jornal dizia: Arena 1X0 Pessimistas. Deus nos ajude!



Potiguara



Nenhum comentário:

Postar um comentário