CAMARAGIBEEMFOCO

CAMARAGIBEEMFOCO
BLOG CAMARAGIBE EM FOCO

quarta-feira, 26 de março de 2014

ATO PÚBLICO NA CÂMARA

















Estava marcado para às 9hs de hoje um ato público para que fosse dadas explicações de onde e como ficaria o Mercado Público, se seria um novo ou se ia recuperar o velho.












O primeiro problema foi que a prefeitura já estava presente os comerciantes também e faltavam os vereadores, como sempre não começam nada no horário.
        Teve uma comerciante que começo a fazer um manifesto mostrando que os vereadores não mereciam confiança e quando chegou 9;30hs começaram a bater palmas para chamar a atenção de suas responsabikidades, diziam que eles só ganhavam se trabalharem e os vereadores não.
          Estavam presentes, os que eu conhecia, os secretário Silvio Azevedo, André Guerra, o tal Fernando Albuquerque, a Drª Juliana...
           Quem primeiro falou foi o Silvio Azevedo, ele informou que realmente o objetivo era fazer a reforma do Mercado, mas técnicos foram estudar as condições do prédio para uma grande reforma e constataram que a reforma não seria viável, se gastaria mais que se fazendo um novo prédio.
            Nessa hora houve um pequeno manifesto por parte de alguns comerciante que logo foi controlada pelo vereador Toninho.
            Logo em seguida foi a vez do secretário de Governo, André Guerra. Ele reafirmou que o parecer técnico inviabilizava a reforma. Informou, ainda que em dois anos Camaragibe será 100% saneada.
            Confessou que realmente falharam por não terem tido mais nenhum contato com os comerciantes.
            Mostrou as vantagens que os comerciantes teriam com o mercado ao lado do Shopping, seria, o mercado , valorizado com os prédios residenciais que alí serão construidos.
             Enquanto o secretário falava, alguns comerciantes gritavam Não, interrompendo a fala do secretário. Quando ele disse que um grande problema encontrado no mercado velho era a falta de estacionamento.
            Alguns comerciantes interromperam mais uma vez a fala do secretário com váias, mostrando que não estavam querendo nenhum acordo, preferiam trabalhar na pocilga a ter que mudar para um lugar bem mais moderno.
             Até aí eu não consegui entender porque tanta revolta por parte de alguns comerciantes, não eram todos, alguns não sabiam nem porque estavam ali.
              O vereador Toninho fez uma crítica pelo silêncio da reforma ou nova construção.
              O sr. Danilo Pernambuco, disse que seriam construídas 
20 torres residencial. O mercado teria 90 vagas para carros facilitando a ida e vinda dos clientes.
               O mercado seria construído de 15 a 20 meses, mas não informou a partir de quando.Que por não residir em Camaragibe isso o impessa de trabalhar no novo Mercado.
Mostrou o porque de exigir o CNPJ.
             No fim de sua fala, o povo mais uma vez vaiou, mostrando que eles não estavam querendo nenhum acordo por melhor que seja.
             O vereador Toninho informou que aquele encontro seria o primeiro de muitos.
             Em seguida veio o secretário de trânsito e transportes que mostrou estar sabendo dos poucos problemas no trânsito ao redor do Mercado e deu uma aula de conhecimento.
           Alguns comerciantes queriam que liberassem a girassois para se chegar ao mercado e o secretário mostrou os grandes problemas que isso causaria na cidade. Informou ainda que quando as obras chegassem no colégio Santa Sofia o trânsito será desviado para a rua das Rosas e Girassóis
           O vereador Edvaldo em sua fala falou da Eliza Cabral como se ela fosse a boneca da cidade.
           Como alguns comerciantes estavam se manifestando o vereador Geraldo Alves foi ao microfone e pediu respeito a casa.Falou dos 70 anos do Mercado e falou da triste Eliza Cabral,( uma rua suja e desorganizada).
           O vereador mostrou mais uma vez os problemas do Mercado. Falou da falta constantes da energia e da goteiras. A falta de energia foi explicado mas os comerciantes estavam decididos a não ouvir. Ele perguntou ainda o que pretendiam fazer com o mercado velho.
            Agora seria a vez dos comerciantes fazerem suas perguntas para tirar dúvidas.
            O comerciante Almir Campelo folou que não estava havendo democracia, por não ter sido esclarecido a construção do mercado e que ele não concorda com a mudança do mercado.
            Esse comerciante parece que estava dormindo até essa hora.
         A comerciante Helena Cordeiro diz que estão solicitando esse  encontro há muito tempo. Criticou o atraso dos vereadores dizendo que era uma falta de respeito com os comerciantes. Disse, ela não está havendo democracia nas decisões do Mercado. E disse que no dia 28 de fevereiro o Sr. Fernando informou das mudanças do mercado.Ela informou que entraria no Ministério Público para embargar a obra. Ela acha que a troca de uma reforma para uma nova construção seria desvio de verba.
       O comerciante Claudemir Trajano disse que ele faz parte da história do Mercado e pede que os governates estudem direitinho a possibilidade do Mercado continuar naquele local.
Eles insistem em dizer que o mercado estaria indo para o lado do cemitério.
       "Não sei como se de um lado é uma rua e do outro é o velório"
       Carmen Lúcia disse que os vereadores só procuram os comerciantes em época de eleição.
      "Ela só esqueceram de dizer quantas vezes foram a câmara para reinvindicar alguma coisa.
       Perguntou se o recadastramento seria a cada seis meses e queria saber que fariam isso baseados em que?
       Perguntou ainda por que não desapropriavam as casas atrás do mercado e ampliasse?
       Um comerciante disse que os 14 milhões tirados do governo foi para a reforma e não construção, isso é desvio.Ele quis saber o dia do início da obra e o fim.
      Adriano Pinto sujeriu a construção de um forum no lugar de construir o Mercado.
       Respostas da prefeitura por meio do secretário Silvio Azevedo.Não acha fácil agradar a todos e se fosse reformar o mercado teria de demolir todo o prédio e isso faria ser um gasto bem maior.
       Não adianta você tentar explicar alguma coisa quando o povo não quer entender.
       No final do ato público notei que os comerciantes não ficaram satisfeitos com nada, eles não foram lá para entender só para agitar. Descobri que alguns comerciantes negociam alguns box por isso não estavam satisfeitos com as mudanças e fizeram o mesmo que fizeram com Cristo, quando perguntaram quem o povo queria que soltassem, Cristo ou Barrabas e um grupo que ficava na frente gritaram Barrabás e os demais sem entender gritaram também.
     Lá no ato público uns gritavam palavras de ordem e o povo acompanhavam. É claro que entre ir para um mercado novo e ficar no velho o melhor seria ser o novo e organizado mercado.Acho que os boatos estão saíndo dos comerciantes que negociam box. Se isso não for boato.



















Potiguara
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário