CAMARAGIBEEMFOCO

CAMARAGIBEEMFOCO
BLOG CAMARAGIBE EM FOCO

sexta-feira, 16 de junho de 2017

CINE TEATRO


Cine Teatro Bianor se projeta para os espectadores camaragibenses
Festival Varilux de Cinema Francês e Periférica: 1ª Mostra de Cinema de Camaragibe acontecem no sábado (17) e domingo (18), na Vila da Fábrica

Equipamento cultural pertencente à Fundação de Cultura de Camaragibe, o Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, na Vila da Fábrica, abre as suas portas neste final de semana para abrigar dois importantes eventos que visam fortalecer a cena audiovisual de Camaragibe. Neste final de semana, no sábado (17) e no domingo (18), os eventos Festival Varilux de Cinema Francês e a Periférica: 1ª Mostra de Cinema de Camaragibe vão utilizar o telão do equipamento cultural, alugado especialmente para a ocasião, como uma maneira de despertar e sensibilizar os camaragibenses para a importância da produção e difusão da 7ª Arte. No sábado, o Varilux começa às 17h, seguido pela Mostra Periférica; e no domingo quem começa é a Mostra Periférica, às 15h, encerrando o final de semana com a exibição do filme do Varilux. Todas as sessões são gratuitas.

Em uma articulação inédita da Fundação de Cultura com o Consulado Geral da França no Recife, Camaragibe será uma das 55 cidades brasileiras a receber a edição 2017 do Festival Varilux. Com a intenção de democratizar a experiência do cinema, em 2017 o festival rompe fronteiras e percorre espaços alternativos de exibição, com sessões gratuitas além do circuito comercial. “A Fundação de Cultura apostar em abrir as telas do Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, apesar de ainda não ser uma abertura oficial, já que o equipamento carece de investimento, é, de certa forma, uma posição de resistência frente a tantos equipamentos públicos fechados e fechando. Esperamos que os espectadores camaragibenses abracem a causa e se posicionem a respeito da necessidade dessa casa para o audiovisual e artes cênicas do município”, defende Olímpio Costa, presidente da Fundação de Cultura, que no primeiro semestre de gestão tem se empenhado para reabrir a casa de espetáculos.

Nesta edição, o Varilux chega pela primeira vez a Camaragibe com duas sessões no Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro. No sábado, dia 17 de junho, às 17h será exibido o drama aventureiro de Lola Doillon, A Viagem de Fanny (Le voyage de Fanny, de 2016). No domingo, 18, no mesmo horário, haverá a projeção de Perdidos em Paris (Paris pieds nus, de 2017), dirigido por Fiona Gordon, um conto peculiar sobre três pessoas perdidas na cidade-luz, marcando a última atuação da atriz Emmanuelle Riva.

Já a Periférica: 1ª Mostra de Cinema de Camaragibe, chega com o intuito de suprir uma lacuna do segmento em Camaragibe. Com o apoio da Fundação de Cultura de Camaragibe, a Ambar Produtora em co-produção com o Cineclube Universo Paralelo uniram-se em prol de um cinema com uma linguagem que dialogue com a periferia. “Tudo isso veio a partir das inquietações de que se faz necessário mostrar um cinema que tivesse uma maior intimidade com a população camaragibense. È preciso se ver na tela para refletir o meio em que se vive e, a partir daí, provocar ações públicas de mudança e de intervenção coletiva para o bem comum de todos”, explica Carlos Kamara, curador da mostra.

Serviço

FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS - Etapa Camaragibe
Sábado - 17/06 às 17h
A Viagem de Fanny (Dublado)- 2016
Direção: Lola Doillon
Sinopse: Com seus 12 anos, Fanny teve que fugir com um grupo de oito crianças iniciando uma perigosa viagem através da França ocupada da II Guerra. Entre medos, gargalhadas e encontros inesperados, o grupinho aprende o que é independência e descobre o valor da solidariedade e da amizade.
Domingo - 18/06 às 17h
Perdidos em Paris (Legendado) - 2017
Direção: Fiona Gordon e Dominique Abel
Sinopse: Fiona, bibliotecária de uma pequena cidade canadense, recebe uma aflita e angustiada carta de sua tia, uma senhora de 93 anos, que vive sozinha em Paris. Sem pestanejar, Fiona embarca no primeiro avião rumo à capital francesa apenas para descobrir que Martha desapareceu. Um conto divertido e cativante sobre três pessoas peculiares perdidas em Paris.
Mais informações: http://variluxcinefrances.com

PERIFÉRICA: 1ª Mostra de Cinema de Camaragibe
Sábado - 17/06 às 19h
O Quarto Branco, de Carlos Kamara
Deixa a chuva cair, de Juscelino Ribeiro
Minha Geladeira pensa que um Freezer, de Pablo Polo
Na missão, com Kadu, de Aiano Bemfica, Kadu Freitas e Pedro Maia de Brito
Última Puella, do Coletivo Toca o Terror
A peleja do guerreiro do sapo nú contra a industria demonia, do Coletivo Ficcionalizar
Domingo - 18/06 às 15h
Avenida Presidente Kennedy, de Adalberto Oliveira;
João Heleno dos Brito, de Neco Tabosa;
Represa, de Milena Times;
Deus, de Vinícius Silva
O Ex-mágico, de Olímpio Costa
Arena, de Carlos Kamara
Local: Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro - Av. Dr. Pierre Collier, 440 - Vila da Fábrica
Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário