CAMARAGIBEEMFOCO

CAMARAGIBEEMFOCO
BLOG CAMARAGIBE EM FOCO

quarta-feira, 21 de junho de 2017

SÃO JOÃO CAMARAGIBE


São João de Camaragibe valoriza a tradição e a cultura local

Militante da cultura no município, o coquista Mestre Zé Negão será o grande homenageado em 2017

A Prefeitura Municipal de Camaragibe, através da Fundação de Cultura, em 2017, aposta em uma tradicional festa de São João para animar o público da Praça de Eventos, no Bairro da Vila da Fábrica, durante os dias 23, 24 e 25 de junho. O Mestre Zé Negão, morador do bairro de João Paulo II, é o artista homenageado dos festejos juninos de Camaragibe e terá espaço garantido no palco para entoar o seus ancestrais cocos de senzala. Com atrações selecionadas nas convocatórias lançadas pela Fundação de Cultura de Camaragibe e também pela Fundação do Patrimônio Artístico e Histórico de Pernambuco – Fundarpe, além de convidados especiais, os três dias de festa contemplam vários ritmos pertinentes ao ciclo, além das famosas quadrilhas juninas.

Com início na sexta-feira (23), véspera de São João, às 20h, a Praça de Eventos, na Vila da Fábrica, receberá um projeto que homenageia um grande compositor e parceiro de Luiz Gonzaga. O Show Zé Dantas conta com intérpretes como Cláudio Brasil e o sanfoneiro Fernando Vinil, em uma apresentação musical com arranjos inéditos que contemplam o maracatu, baião, xaxado, choro, entre outros ritmos tradicionais. Haverá, no mesmo dia, show da dupla Helder e Rodrigo e o pé-de-serra do sanfoneiro camaragibense Beto Hortis.

No dia de São João, o arrasta-pé e a pisada do coco esquentam a Vila da Fábrica. Destaque para os shows dos artistas da terra Carlinhos Souza e Adiel Luna, que imprimiu o nome de Camaragibe na cultura popular pernambucana. Além deles, as cantoras Arina Costa, Lucinha Guerra e Irah Caldeira, encerrando a noite de shows do sábado (24). Os clássicos “Tareco e Mariola”, “Caia Por Cima de Mim” e “Chiado do Chinelo”, benquistos pelos pernambucanos, fazem parte do repertório de Irah.

O coco de roda volta ao palco no domingo (25) com o Coco de Catucá -- responsável pela importante sambada que ocorre mensalmente no bairro do Viana -- que antecede o grande homenageado do São João de Camaragibe 2017: Mestre Zé Negão. Acompanhado de sua Laia, Negão promete fazer da Praça de Eventos uma grande sambada de coco. Depois da experimentação sonora da Orquestra Backstage, capitaneada por Deco do Trombone, tocando um reggae junino no projeto Reggastage, as apresentações do sertanejo Nando e o forró do músico Rogério Rangel completam a noite.

HOMENAGEADO - Mestre Zé Negão nasceu em Goiana e passou toda a sua infância e adolescência trabalhando como cortador de cana-de-açúcar nas usinas da Zona da Mata Norte de Pernambuco, a partir de onde aprendeu a observar e transmitir o saber popular. Mestre Griô conclamado pelo Ministério da Cultura em 2008, o mestre integra o Laboratório de Intervenção Artística (Laia) e atua como Coordenador de Articulação Comunitária, sendo ainda um dos principais responsáveis pela Sambada da Laia, que há mais de dez anos provoca transformações sociais tendo como principal instrumento político a cultura popular.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Sexta-feira, 23 de junho

18h – Abertura
19h – Show Zé Dantas
20h – Helder e Rodrigo
21h – Diego Cabral
22h – Rodrigo Raposo
23h – Beto Hortis
0h – Henrique

Sábado, 24 de junho

18h – Arina Costa
19h – Carlinhos Souza
20h – Lucinha Guerra
21h – Adiel Luna
22h – Irah Caldeira
23h – Messinho Marra

Domingo, 25 de junho

16h – Coco de Catucá
17h – Mestre Zé Negão
18h – Orquestra Backstage
19h – Forró de Cana
20h – Nando
21h30 – Rogério Rangel
22h30 – KD Juízo
23h30 – Bruno Flor de Lótus

 

APRESENTAÇÃO DE QUADRILHAS JUNINAS

Quarta, 21 de junho

20h -  Quadrilha Zé Matuto
21h20 - Quadrilha Lumiar
22h - Quadrilha Dona Matuta
22h30 - Trio Beberibe

Quinta, 22 de junho

20h - Quadrilha Mistura de Cor
21h20 - Quadrilha Estrela Matuta
22h - Quadrilha Zabumba
22h30 -  Trio Moinho Dágua

Domingo, 25 de Junho

17h - Quadrilha Pisa na Fulô
18h - Quadrilha Sapeca

 

Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Camaragibe

Secretaria de Comunicação - Secom
camaragibe.comunicacao@gmail.com
Amanda Batista – 98897-1182.
Natália Simões – 98529-6555.

Fundação de Cultura de Camaragibe
*CulturaCamaragibe*
camaragibecultura@gmail.com
Karolina Pacheco – 98581-4765.

Nenhum comentário:

Postar um comentário