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quinta-feira, 3 de novembro de 2011

PARA OS ANÔNIMOS

Mesmo quando você está sendo coberto de amor e afeição e a sua reputação está nas alturas, sempre haverá alguém na multidão que quer lhe dizer o quanto você não presta. Você pode ser o palestrante mais brilhante do mundo, e fazer que 99% da multidão fique de pé e o ovacione no final da apresentação, mas haverá inevitavelmente aquele cara que decide escrever uma postagem para dizer que você não tem conteúdo e que aquilo que oferece tem muito pouco valor. Você pode ser uma das companhias mais bem-sucedidas da área, com seus produtos evaporando das prateleiras de todas as lojas do país e pessoas lhe escrevendo inúmeras cartas de agradecimento por você ter mudado a vida delas para melhor, e haverá uma mulher escrevendo um blogue dedicado a expor todas as formas pela qual você danifica o ambiente com suas políticas internas.




Meu conselho nesses casos é parar de ignorá-los. A melhor maneira de minar a sua reputação é concentrar-se e envolvê-los em uma luta. O fato é que algum “feedback” negativo não é construtivo, ele é puramente destrutivo.



Nas comunidades on-line nós temos um nome para esse tipo de críticos: odiosos. Esse tipo de pessoa adora destruir um diálogo. E, se você permitir, os odiosos irão fazer você parecer um perdedor aos olhos da comunidade, prejudicando a reputação que você já tem com pessoas que o respeitam e confiam em você. Normalmente, os odiosos são pessoas que só querem um pouco de atenção e, em meio ao seu sucesso, eles vem uma oportunidade de se destacar como objetores. Para eles, sua reputação é como algo que possam usar para ganhar a deles ao puxá-lo para baixo. A chave é não deixar isso acontecer, seja por neutralizar a busca dos odiosos por atenção, seja por encontrar uma maneira de fazer deles os seus campeões.



Como você pode dizer quando a crítica é destrutiva ou construtiva? Não é sempre preto no branco, mas aqui estão alguns indicadores de que alguém esteja lhe fazendo críticas destrutivas em vez de estar apenas desapontado por ter tido uma experiência pobre com seu produto:



- O tom é sarcástico em vez de nervoso. Em vez de reclamar com base em assuntos reais, piadas são feitas à sua custa.



- Os comentários são dispersivos. É bastante óbvio que a pessoa nunca testou o seu produto ou então o abordou com a perspectiva pré-concebida de que ela não gostaria dele e encontrou a maneira para fortalecer essa posição.



- Se pedida para elaborar como ela poderia melhorar sua experiência, a crítica é ou o silêncio ou a tentativa de divergir a atenção de qualquer resposta real.



- Nem sempre, mas com bastante frequência, esses comentários destrutivos são feitos em fóruns nos quais o crítico sente que você não está presente ou não lerá - por exemplo, na sessão de comentários do blogue de outra pessoa que tenha tido uma experiência positiva com seu produto.



- Geralmente, mas não sempre, comentários destrutivos são feitos por anônimos ou sob pseudônimo.



A maneira de lidar com os odiosos depende do contexto de seus comentários. Se a pessoa escreveu uma postagem em um blogue tirando sarro do seu produto, a melhor coisa a fazer é deixar um comentário neutro, mas bem-humorado, mostrando que aquilo não o incomodou. Algo mais ou menos como: "Hahaha. Grande piada! Obrigado por gastar um tempo para escrever isso. Você é bem engraçado".



Se o odioso vir que você está incomodado e reconhecer que ele está sendo vigiado, ele normalmente irá mudar o tom das coisas. Mas, se ele responder com mais sarcasmo e maldade, ignorar esses comentários posteriores é altamente recomendável a não ser que você possa se equiparar com a habilidade de cinismo dele.



Se os comentários foram deixados no blogue de outra pessoa, não responda ao odioso de maneira alguma. Em vez disso, agradeça ao blogueiro pela informação e responda a qualquer questão esboçada na postagem. Nem sequer mencione que você reparou no odioso. O mesmo tratamento vale para um fórum ou “tweet”. Não se envolva.



Se o odioso se direcionar pessoalmente a você, peça a ele que elabore a sua experiência e explique o que ele quer de você para que possa ajudá-lo a sentir-se melhor em relação ao produto. Se ele responder, é porque provavelmente ele não é um odioso, mas um cliente bastante zangado.



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O Poder das Redes Sociais

Autor: Tara Hunt



Tirado do Blog do corumba
 
Potiguara

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