CAMARAGIBEEMFOCO

CAMARAGIBEEMFOCO
BLOG CAMARAGIBE EM FOCO

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

PERNAMBUCANOS NÃO CONFIAM

07:20:19

Grande Recife // PESQUISA

Pernambuco está entre os cinco estados que menos notificam crimes

Publicado em 05.12.2013, às 15h51


Do NE10 Com informações da Agência Brasil
ATUALIZADA ÀS 16H28
A Pesquisa Nacional de Vitimização, divulgada nesta quinta (5) pelo Ministério da Justiça, mostrou que Pernambuco está entre os cinco estados onde os cidadãos menos procuram a polícia para registrar ocorrência de crimes. O Estado ocupa a 4ª posição, empatado com o Rio de Janeiro, com 14,6%, enquanto a Paraíba aparece em primeiro lugar (11%), seguida da Bahia (13,7%) e Rio Grande do Norte (14,2%). Em quinto lugar, aparece o Espírito Santo, com 18%. Entre as capitais, João Pessoa (PB) tem a taxa mais baixa (8,5%), seguida de Salvador (12,2%) e Natal (15,1%).
LEIA MAIS:
» Norte e Nordeste têm mais vítimas de crimes do País

Ainda segundo o levantamento, dois em cada dez brasileiros que moram em cidades com mais de 15 mil habitantes e foram vítimas de crimes e ofensas como agressões, discriminação e furtos, nos últimos 12 meses anteriores à pesquisa, procuraram a polícia para registrar a ocorrência.
http://produtos.ne10.uol.com.br/saojoao/wp-content/uploads/2013/12/mapa_470.jpg
Quatro estados do Nordeste e um do Sudeste apareceram no topo da lista (Foto: reprodução)

Para a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, essa realidade está associada a dois fatores: oferta insuficiente de serviços de segurança pública e falta de confiança na polícia. De acordo com o levantamento, aproximadamente 80% dos entrevistados disseram confiar pouco ou não confiar nas polícias Militar e Civil. Segundo o estudo, 18% confiam muito na Polícia Militar e 16,6% na Civil.

"A subnotificação se apresenta onde há maior deficiência de serviços, técnicos e postos à disposição da população. Quando estados oferecem a facilidade para fazer a ocorrência pela internet, a subnotificação diminui. Na outra ponta, há lugares, como no Amazonas, em que se levam quatro horas de barco para registrar uma ocorrência.

Além disso, há municípios onde faltam delegacias e Polícia Judiciária. Tudo isso, aliado à desconfiança nas polícias, mostra ao governo federal que há necessidade de oferecer tecnologia e capacitação em determinadas regiões, inclusive na fronteira", disse ela.

A secretária disse que a pesquisa buscou resposta para 12 tipos de crimes e ofensas contemplados no estudo - agressões, ameaças, descriminação; roubo e furto de objetos, de carros e de motos; fraudes, acidentes de trânsito, ofensa sexual e sequestro-relâmpago.

O roubo de carros apresentou maior taxa de notificação (90%), seguido pelo roubo de moto (80,7%). Os casos em que as vítimas procuram menos a polícia são descriminação (2,1%), ofensa sexual (7,5%), fraudes (11,6%) e agressões (17,2%).

O estudo aponta distinção no comportamento dos envolvidos segundo as variáveis socioeconômicas e demográficas. A taxa de notificação dos crimes é maior entre as vítimas que compõem a classe A (22,9%) e têm nível superior (24,2%). Para elevar o grau de confiança da população nas polícias, a secretária defendeu melhorias na formação dos profissionais para "atender às necessidades do dia a dia da sociedade".

"[É preciso] que a polícia entenda que sua função é a defesa da sociedade e não do Estado. A independência política é fundamental. Além disso, é necessário fazer com que o fluxo do sistema de segurança e de Justiça se comuniquem, e que a fiscalização das políticas seja muito mais atuante, fortalecendo corregedorias e ouvidorias", disse.

Em outra leitura da pesquisa, segundo a qual três em cada dez brasileiros, que vivem em cidades com mais de 15 mil habitantes, dizem ter sofrido ao longo da vida algum dos tipos de crimes ou ofensas contemplados na pesquisa, a secretária disse que os números não surpreenderam, porque outros dados do Ministério da Justiça apontam para patamar semelhante.

O coordenador do Centro de Estudos de Criminalidade da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Cláudio Beato, ressaltou que os crimes e ofensas mais comuns são as agressões e ameaças, com 14,3% dos entrevistados tendo sofrido situações do tipo nesse período, seguido por relatos de descriminação (10,7%). A instituição é uma das parceiras no desenvolvimento da pesquisa.

"São delitos interessantes de observar no detalhamento porque muitos deles têm a ver com fatores religiosos, que ainda representam um fator importante de conflito na sociedade brasileiro, e homofobia", explicou.

A Pesquisa Nacional de Vitimização foi feita pela primeira vez no Brasil pelo Ministério da Justiça, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e a UFMG. Ao todo, foram entrevistadas 78 mil pessoas, em 346 municípios, nos períodos de junho de 2010 a maio de 2011 e de junho de 2012 a outubro de 2012.


Isso é porque quase ninguém comparece ao Fórum para ver um julgamento. Eu já vi um acusado ser condenado por 27 anos por que uma testemunha disse que ouviu falar que o réu estava no local do crime.
      Já vi um criminoso ser condenado por ter matado uma pessoa a tijolada e na hora do júri o morto havia morrido com um tiro.
      Vi um rico ser inocentado, por que não fizeram a quebra de sigilo telefônico, nem colocaram as testemunhas oculares frente ao criminoso.
      Como é que alguém pode confiar em polícia e justiça?


Potiguara


Nenhum comentário:

Postar um comentário