CAMARAGIBEEMFOCO

CAMARAGIBEEMFOCO
BLOG CAMARAGIBE EM FOCO

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

ORÇAMENTO DA SAUDE

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

CAMARAGIBE: O CMS PEDE VISTAS DO ORÇAMENTO DA SAÚDE PARA 2016



Nesta quarta-feira (09), o Conselho Municipal de Saúde de Camaragibe se reuniu extraordinariamente pela terceira vez em 15 dias para a apresentação do orçamento da saúde para 2016.

O Dr. Manasses Bernardo e Michelly, a mais nova diretora do FMS, passaram às apresentações após a entrega do material. Porém os conselheiros logo questionaram, tendo em vista o fato de o material apresentado com slides conter valores diferentes dos apresentados no material que havia sido entregue. De imediato o diretor de Planejamento solicitou que fossem feitas cópias com os valores atualizados.

Por conta da polêmica instalada na cidade desde ontem, com o "presente de grego" oferecido aos trabalhadores da saúde pela gestão e aprovada pelo legislativo, questionou-se se a verba do SUS havia diminuído. A resposta foi negativa. Notou-se também que a previsão de gastos com pessoal - Cargos Comissionados e serviços prestados - praticamente triplicou. Então nada justifica a retirada da gratificação SUS paga aos trabalhadores da Saúde há mais de 20 anos, até mesmo porque a verba aumenta ano após ano. E mesmo que o governo federal deixasse de repassar essa verba, a gestão só teria justificativa do corte após a suspensão do envio. 


Mesmo assim, após discussão calorosa, a Comissão de Finanças do CMS pediu vista com prazo de 04 dias úteis para analisar todo o material, confrontando com a previsão de 2014/2015 e sua execução. Em tempo de crise, o  Controle Social tenta monitorar os gastos e a execução das ações para que não haja prejuízo para o serviço, o servidor e nem para os usuários devido à ingerência que se abateu no país, onde todos  tentam justificar tudo por conta  da crise.

O CMS que já desaprovou a prestação de contas da saúde de 2013 e 2014,justamente pelo contraditório na execução das ações e nas despesas apresentadas, tendo criterioso cuidado na hora de analisar, por conta da responsabilidade delegada por Lei ao órgão.

No próxima terça-feira (15), durante o dia todo, a Comissão de finanças se reunirá e o diretor de planejamento se comprometeu em comparecer para esclarecimentos e, no dia (17),  para uma nova apresentação.
No próxima segunda-feira (14), haverá reunião ordinária no CMS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário